Numa associação inédita, o TECMAIA - Parque de Ciência e Tecnologia da Maia - e o LISPOLIS - Polo Tecnológico de Lisboa - uniram-se para promover uma conversa descontraída acerca dos desafios e perspectivas para a retomado dos mercados de trabalho após os confinamentos impostos pela pandemia de COVID-19 . À moderação dos parques tecnológicos juntaram-se dois convidados de empresas instaladas nesses mesmos recintos: Francisco Almada Lobo, CEO da Critical Manufacturing, e André Carvalho, CO-CEO da Tangível.
Como está a ser o regresso ao espaço físico de trabalho depois do confinamento imposto pela COVID19? Que ferramentas digitais adoptaram as empresas para a gestão remota das equipas? Como fica a produtividade no conceito de teletrabalho? Quais as competências essenciais nesta nova era? Respostas que poderá encontrar nesta conversa!
Quisemos perceber como estão Aa reagir as empresas e os profissionais a este momento de crise sanitária imposta pela pandemia de COVID-19, além de conhecer todos os incentivos financeiros disponíveis para uma retoma que se deseja rápida e transversal. Para esta iniciativa, convidámos António Monteiro, Country Manager da Iberinform Portugal, e João Aranha, Partner da Baker Tilly Portugal.
Essencial a todos os perfis, gerir o tempo é uma soft skill que não passa de moda e tem claro impacto nos nossos resultados pessoais e profissionais. Prepare-se para um episódio rico em dicas e boas práticas numa iniciativa onde a convidada é Brenda Giuriolo, Coach da BG Desenvolvimento Comportamental e especialista em Inteligência Emocional.
Nesta WebTalk sobre Employer Branding e políticas de atração de Talento, conheça as competências valorizadas pelas empresas, os benefícios procurados pelos candidatos e as ferramentas que promovem esta simbiose. Com Ana Cláudia Rodrigues, Diretora da Licenciatura em RH do Politécnico do Porto, e Luís Sottomayor, Community Director da Talent Portugal.
Nesta WebTalk sobre a exploração espacial, conheça em particularidade os objetivos da aposta, cada vez mais forte, em Marte e os benefícios da inovação tecnológica da área para o quotidiano das nossas vidas em sociedade.
Com Joana Neto-Lima, Cientista e Investigadora, e Pedro Machado, Investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.
Depois de termos falado sobre Employer Branding e atração de Talento, descodifique os conceitos de Reskilling e Upskilling, compreenda a importância da Educação 4.0 e as boas práticas das empresas e dos profissionais na aquisição de novas competências. Com Carlos Sezões, Coordenador da plataforma Portugal Agora, Ana Azevedo, Investigadora da Universidade do Porto, e Paulo Peixoto, Diretor da ATEC.
Pedimos emprestado a Philip Kotler o conceito de Marketing 5.0 para perceber o comportamento do consumidor nesta era, cada vez mais, digital. Perspectivas de Marketing, Vendas e Gestão com Rodrigo Passarelli, Digital Marketing & Growth Hacking Consultant da RPC, Rui Nunes, Board Member da APPM, e Luís Bravo Martins, Co-President da VR/AR Association.
Um tema que ganhou força com o impacto da pandemia da Covid-19 e que é dever de todos não deixar arrefecer. A promoção de boas práticas de Saúde Mental no Trabalho, que pode trazer resultados positivos na produtividade e no bem-estar das equipas, em discussão com Filipa Palha, Presidente da ENCONTRAR+SE e Professora da Faculdade de Educação e Psicologia da UCP, e Edgar Saraiva, Consultor da Great Place To Work Portugal.
Nesta iniciativa, conheça as boas práticas que promovem a Diversidade e Inclusão para a empregabilidade e ainda o retrato atual destas práticas nas empresas. Com Maria João Figueiredo, Coordenadora da Delegação do Porto da Associação Salvador, e Fernando Barbosa, Presidente da Cooperativa FOCUS.
O salário monetário não é o único meio para atrair e reter colaboradores. Hoje, o sentimento de pertença, a flexibilidade, a meritocracia, a política de benefícios e o ambiente de trabalho são apenas alguns dos elementos que permitem construir o Salário Emocional. Saiba mais sobre este conceito com a Beatriz Madureira, Gestora de Felicidade no Trabalho, e João Franqueira, VP of People da Coverflex.
Segundo o portal 4 Day Week Global, "A Semana dos 4 Dias" pressupõe uma redução na semana de trabalho das típicas 40 horas para 32 horas, mantendo salário e benefícios. Mas quais as vantagens e desvantagens? O que dizem os analistas? Será o conceito aplicável em Portugal? E quais são os resultados desta prática noutros países? Nesta WebTalk do TECMAIA, as respostas são trazidas por Pedro Gomes, autor de "Sexta-Feira É o Novo Sábado" e Carlos Maia, Regional Director na Hays.
Num mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo, propomo-nos a compreender, com base em dados estatísticos atualizados, o estado do tecido empresarial português e a identificar os incentivos financeiros presentes e os que se desenham para curto prazo. Para esta missão estiveram connosco José Pedro Freitas, Partner da Baker Tilly, e António Monteiro, IGW Global Project Manager da Iberinform.