A primeira conversa do Fórum TECMAIA 2020 recaiu sobre "A influência da Ciência de Dados nas nossas vidas" e como conceitos de Inteligência Artificial, Machine Learning e Deep Learning estão a transformar a realidade. Para este momento recebemos Rui Mendes, fundador da DSPT - Data Science Portugal.
O primeiro dia do Fórum TECMAIA 2020, dedicado à Tecnologia, encerrou com o conceito de Inteligência Artificial e a sua desmistificação. Há muito mais a ganhar com ela do que sem ela, e porque o futuro é imparável nesta matéria, estivemos à conversa com Fabiana Clemente, Co-Founder da YData, com Luís Paulo Reis, Presidente da APPIA e com Nuno Paiva, Head de Data Science da NOS.
O segundo dia do Fórum TECMAIA 2020 arrancou com o tema da "Ciência". Na conversa da manhã recebemos o Professor Doutor Cláudio Sunkel, Diretor do i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, para compreendermos qual "a importância da Ciência nos combates pandémicos" e, especialmente, a sua rápida resposta ao SARS-CoV-2. Uma conversa recheada de otimismo e crença na Ciência.
O conceito da Sustentabilidade foi largamente discutido no Fórum TECMAIA 2020 e teve mesmo um destaque especial no encerramento do segundo dia. Para a conversa "o papel da Ciência na agenda para a Sustentabilidade" recebemos Rolalia Vargas, Presidente da Ciência Viva, João Wengorovius Meneses, Secretário-Geral do BCSD Portugal, e Waldir Moreira, Senior Project Manager da Associação Fraunhofer Portugal.
O terceiro dia do Fórum TECMAIA 2020 foi dedicado ao tema do Território e, logo pela manhã, lançou a questão "Desafios locais são desafios globais?". Encontrámos uma resposta clara com José Carlos Mota, Professor e Investigador da Universidade de Aveiro, que nos permitiu perceber como devem ser os territórios mais sustentáveis e vividos pelas pessoas.
Falar de Território é também falar de energia, mobilidade e descarbonização. Numa conversa que encerrou o terceiro dia do Fórum TECMAIA 2020, abordámos as Smart Cities, os transportes públicos, o lítio e o hidrogénio, com a ajuda de Ana Fragata, Executive Director do FICIS, de José Campos Rodrigues, Presidente da AP2H2, e de Ricardo Barbosa, Senior Coordinator do INEGI.
Para o penúltimo dia do Fórum TECMAIA 2020, encarámos, pela manhã, o tema da Saúde com "o papel da robótica na evolução e eficiência da intervenção médica". Ricardo Ribeiro, Professor da Escola Superior de Tecnologia da Saúde, foi o convidado de honra onde não faltaram novidades sobre a preponderância da tecnologia neste setor tão necessitado de confiança humana.
Convidámos Hugo Maia, Diretor de Inovação da Glintt, Luís Valente, CEO e Fundador da iLoF, e Rafael Simões, Co-Fundador da b2Quant, para identificarmos a relevância da tecnologia com carimbo português ao serviço dos cuidados de saúde. Personalização da medicação, Inteligência Artificial, Robótica, Big data foram alguns dos conceitos desta conversa que encerrou o penúltimo dia do Fórum TECMAIA 2020.
O último dia do Fórum TECMAIA 2020 foi ao encontro das "Pessoas". Na primeira conversa do dia, com o convidado Maurício Korbivcher, CEO do Great Place To Work Portugal®, abordámos a aceleração das transformações provocadas pela pandemia da Covid-19 e questionámos se a empresa é agora, e será cada vez mais, um ponto de encontro ou de trabalho.
A edição 2020 do Fórum TECMAIA encerrou com uma conversa que juntou Ana Rebelo, da DPD Portugal, Dália Petiz, da APD Portugal, Maria João Figueiredo, da Associação Salvador, e Rebeca Venâncio, da Revolut Portugal. Quatro diferentes organizações, com missões muito distintas, que nos permitiram uma visão alargada sobre onde queremos chegar no que respeita as Pessoas, o Trabalho e as Empresas nos próximos dez anos.