Neste primeiro episódio do CAPAZ estivemos à conversa com Joana Neto-Lima, Cientista e Investigadora em Astrobiologia. Maiata por adopção, teve recentemente no Centro de Astrobiologia de Madrid a sua maior experiência profissional. Apaixonada pelo estudo da Lua Europa, no distante Saturno, deixa-nos a sua visão sobre o estado da Ciência em Portugal e ainda o impacto que a exploração aeroespacial tem no nosso dia-a-dia em termos de qualidade de vida.
O segundo episódio do CAPAZ leva-nos à conversa com três jovens estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Fechados em casa, durante o confinamento imposto pela pandemia da COVID-19, o João Veloso, a Rita Rebelo e o Martim Vieira viram uma oportunidade para lançar uma nova app que alia a procura do melhor preço nos ingredientes com a partilha de receitas entre os utilizadores. O resultado está a ser um sucesso e eles explicam-nos como conseguiram.
Para o seu terceiro episódio, o CAPAZ recebeu Luís Valente, CEO & Founder da iLoF. Esta spin-off da Universidade do Porto, e agora incubada para aceleração na Universidade de Oxford, é uma das mais recentes promessas para atingir o estatuto de unicórnio e tem, consecutivamente, merecido o investimento de entidades como a Microsoft e o EIT Health da União Europeia. Uma conversa fascinante sobre a crescente tendência da personalização de fármacos de acordo com os perfis biológicos.
O quarto episódio do CAPAZ teve um sentido de oportunidade perfeito. Queríamos conversar com os vencedores do prémio Ecotrophelia Portugal e terminamos a conversar com os vencedores do prémio Ecotrophelia Europa: Adelaide Olim e Bárbara Vitoriano conquistaram a competição nacional e, pela primeira vez, trouxeram também para Portugal o título europeu desta competição de inovação agro-alimentar. A este momento juntou-se ainda Deolinda Silva, líder da PortugalFoods, a entidade responsável pela dinamização do Ecotrophelia Portugal.
Para o quinto episódio quisemos saber mais sobre Economia Circular e para isso convidámos Raúl Fangueiro, Professor da Universidade do Minho e líder do projeto Fibrenamics Green, spin-off da mesma instituição académica. A Fibrenamics Green dedica-se, basicamente, à valorização de resíduos provenientes de várias indústrias como fonte de criação de valor para o desenvolvimento de produtos inovadores, pela incorporação do design, engenharia e criatividade. Mais uma conversa reveladora de boas práticas e trabalho de excelência no ecossistema empresarial português.
O primeiro episódio do CAPAZ em 2021 arranca com uma portuguesa inovadora. Maria de Fátima Lucas, Co-Founder & CEO da Zymvol Biomodeling SL, uma startup catalã já amplamente premiada e distinguida como uma das mais promissoras no desenvolvimento, por via informática, de enzimas industriais aplicando uma modelização molecular. Distinguida pela União Europeia como uma das mulheres mais inovadoras, Maria de Fátima Lucas é especialista em Química Computacional.
Numa altura em que arrancou em todo o Mundo a vacinação contra a Covid-19, estivémos à conversa com Manuel Pizarro, Partner & General Manager da APP - Thermal Chain Innovation. Uma empresa com base na Maia e que tem contribuído, com as suas inovadoras soluções na cadeia térmica, para a eficaz distribuição das desejadas vacinas.
É verdade: há uma empresa portuguesa a desenvolver uma vacina contra a Covid-19. Bruno Santos e Pedro Madureira são fundadores da Immunethep e estão empenhados numa solução inalante que sirva, já em 2022 e numa primeira etapa, o mercado interno. Uma conversa imperdível nestes tempos extraordinários.
Neste episódio, o CAPAZ virou-se para dentro. A Nonius é uma empresa de inequívoco sucesso, instalada há vários anos no TECMAIA e tem na sua missão dotar a hotelaria com a mais inovadora tecnologia de suporte à experiência do cliente. António Silva, CEO da Nonius, explica-nos bem os êxitos da empresa e ainda como esta se adaptou numa área de negócio abalada pela pandemia da Covid-19.
Chegámos ao décimo episódio do CAPAZ com a certeza de que há muita e excelente inovação em português. Neste episódio, ainda pelo TECMAIA, falámos com Pedro Almeida, CEO da MindProber, uma startup eleita como uma das melhores do Mundo na medição e avaliação do impacto dos conteúdos em diferentes segmentos de audiências.
Não é todos os dias que temos a oportunidade de conversar com líderes de mercado, mas no CAPAZ temos tido esse privilégio. A Critical Manufacturing, empresa instalada, desde o seu nascimento, no TECMAIA, foi recentemente apontada pelo prestigiado relatório da Gartner como "Líder" em soluções para a Indústria 4.0 e, por isso, uma escolha acertada nesta área. Sobre isto, mas também sobre o futuro, estivemos à conversa com Francisco Almada Lobo, CEO desta tecnológica portuguesa.
"Smart Everything. From Silicon to Software." A definição da Synopsys faz-se em poucas palavras, mas está carregada de propósito. A multinacional norte-americana é uma das empresas há mais tempo com forte presença no TECMAIA e tem alcançado um crescimento sustentável. Célio Albuquerque, Vice-President of Engineering, esteve à conversa com o CAPAZ sobre a evolução da tecnologia e o seu impacto na sociedade, a atualidade da indústria dos semicondutores e como a equipa reagiu, e ultrapassou, estes tempos extraordinários.
Prestes a completar cinco décadas de história, a Compta, agora Future Compta após a entrada do Grupo Future, é uma das empresas de IT mais antigas do nosso país. Vencedora de várias distinções internacionais, tem no seu propósito a tecnologia para as pessoas. O CAPAZ esteve à conversa com Luís Curvelo, Diretor de Marketing e Comunicação, que nos explicou como é possível, com as soluções da Future Compta, construir um futuro coletivo mais sustentável.
Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Ciência, o CAPAZ esteve à conversa com uma cientista. Susana Junqueira Neto é investigadora bolseira no i3S, o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, onde foca o seu doutoramento nos mecanismos de transmissão da resistência à terapia entre as células cancerosas. Conheça o percurso desta maiata que nos deixa uma visão sobre boas práticas e desafios da importância da Ciência para a comunidade.
O primeiro episódio do CAPAZ em 2022 foi além-fronteiras. Gustavo Duarte, doutorado na área da biorrefinaria pela State University de Nova Iorque, é só mais um exemplo de portugueses extraordinários num mundo global. Atualmente a viver e a trabalhar na Holanda, estivemos à conversa com este líder de equipas com foco no desenvolvimento de soluções de packaging mais sustentáveis.
O Capaz voltou a virar-se para a Ciência na medicina. Para isso, estivemos à conversa com Sónia Melo, investigadora sénior do i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, que tem dedicado a sua vida profissional no combate ao cancro do pâncreas e onde tem conseguido, recentemente, avanços promissores. Naturalmente que não deixamos de abordar o estado da Ciência em Portugal onde, nas palavras da própria Sónia Melo, "o talento não fica nada atrás do estrangeiro".
Os centros de Serviços Partilhados não são algo recente no nosso país, mas têm vindo a intensificar a sua presença e, no parque do TECMAIA, temos orgulhosamente um dos maiores no nosso país. O Global Business Services da adidas em Portugal, que conta com cerca de 800 colaboradores, é um perfeito exemplo da importância da tecnologia nesta área de negócio e, neste caso, também um excelente mote para a conversa deste CAPAZ com João Silva Pinto, Director Software Engineer & Tech Hub Lead da marca alemã.
A Wipro Technologies começou a sua atividade numa área pouco provável para quem não conhecer a sua história. O que é certo é que, a caminho de completar um século, a multinacional indiana tem, no TECMAIA, o seu pólo responsável pela exportação, para todo o mundo, da mais significativa tecnologia para o mercado do retalho. No episódio da sua maioridade, o Capaz esteve à conversa com Manuel Gaspar, líder da Wipro Portugal, sobre os desafios e as metas do presente. E do futuro.
Este é mais um episódio em que poderá comprovar a excelência da investigação científica portuguesa. Voltamos ao i3S, o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, para falar com uma referência nacional na área da Genética Populacional. Investigadora e líder de grupo, Luísa Pereira dedica-se ao estudo da genética para compreender o passado e a evolução das populações humanas, sobretudo na suscetibilidade destas a doenças complexas. É um conversa sobre desafios, revelações e... limites.
Distinguida com mais de 25 prémios nacionais e internacionais, a BI4ALL tem o seu enfoque nas áreas do Data Science, Data Analytics, Machine Learning e Inteligência Artificial. Nesta que é mais uma empresa com equipa no TECMAIA, estivemos à conversa com Rui Afeiteira, Chief Information Officer, sobre os desafios de maximizar a produtividade e a competitividade dos seus clientes.
Neste episódio do CAPAZ, voltamos à conversa com a equipa do Prémio Ecotrophelia Portugal. Deolinda Silva, diretora executiva da PortugalFoods, explica-nos as mais recentes tendências no setor agroalimentar e ainda os desafios que enfrentam tendo em conta o panorama internacional. Esta foi também uma oportunidade para ouvir a equipa vencedora da edição deste ano do Prémio Ecotrophelia Portugal.
Portugal é responsável por 25% da produção europeia de bicicletas. Em termos de força de trabalho, cresceu 65% nos últimos 5 anos, alcançando o espantoso número de 7.800 funcionários em postos de trabalho diretos e cerca de 25.000 em postos de trabalho indiretos. Um setor relevante da economia nacional e que tem vindo a dar cartas na inovação tecnológica com olhos para a sustentabilidade. O Capaz esteve à conversa com Gil Nadais, presidente da associação Abimota.
No primeiro CAPAZ de 2023, mantemo-nos a jogar em casa, com uma das empresas criadas de raiz no TECMAIA. A ViGIE é uma plataforma de tecnologia de saúde que combina sensores especializados e inteligência artificial. Para saber mais sobre como tem evoluído esta empresa, num setor altamente competitivo, estivemos à conversa com Helder Fernandes, o seu CEO e Co-Founder.