A Espaço Municipal e o TECMAIA – Parque de Ciência e Tecnologia da Maia associaram-se à Portuspark, no âmbito da operação PortusPark Going Global, e promoveram, no dia 15 de Maio, o Workshop International Players – Como internacionalizar? Casos de Estudo e Melhores Práticas. Uma iniciativa que abordou as diversas vertentes da internacionalização das empresas, os apoios existentes, as suas vantagens e os seus desafios, bem como promover a partilha de experiências de empreendedores.
O programa PortusPark Going Global pretende reforçar a notoriedade da Região Norte, atrair investimento e alavancar a promoção internacional das empresas e respetivas exportações. Os workshops “Capitalizar para Internacionalizar” consistem em sessões de capacitação às empresas, para que as mesmas sejam capazes de atrair investimentos privados, saber como abordar um investidor internacional, apresentar a sua empresa, o processo de negociação e a atração de investimentos.
A sessão teve como oradores representantes de empresas e entidades com vasta experiência internacional, permitindo às empresas o acesso à partilha de competências e conhecimento de boas práticas. O alinhamento do evento abordou temas como a internacionalização no setor industrial - que ficou a cargo de André Caldeira Ribeiro, Diretor para Desenvolvimento de Negócios na Europa da EFACEC -, o papel dos clusters na internacionalização dos associados – painel partilhado por Joaquim Cunha e Deolinda Silva, respectivamente CEO’s do Health Cluster Portugal e da Portugal Foods, duas entidades instaladas no Tecmaia -, os apoios na internacionalização – assegurador por Luís Reis, Senior Market Manager da AICEP -, e como lançar uma startup tecnológica num sector tradicional e internacionalizar – António Silva, CEO da NONIUS, outra empresa instalada no Tecmaia, trouxe a sua experiência.