Onde ficam as pessoas num Mundo a acelerar a digitalização de processos? Devemos sujeitar a oferta educativa às necessidades do mercado? Quais as melhores práticas empresariais de Reskilling e Upskilling? Depois da conversa sobre "Employer Branding e a atração de Talento", estas foram algumas das questões que o TECMAIA lançou na Webtalk "Reskilling & Upskilling - Perspetivas para a transformação profissional" com a participação especial de Ana Azevedo, Investigadora da Universidade do Porto, Carlos Sezões, Coordenador da plataforma Portugal Agora, e Paulo Peixoto, Diretor Norte da ATEC.
A conversa, que contou com mais de meia centena de participantes, e está já disponível em formato podcast, teve como principais conclusões:
- As soft skills continuarão a ser as mais privilegiadas na diferenciação dos profissionais;
- É fundamental que os referenciais de formação estejam ligados às necessidades das empresas, num trabalho em rede que potencie o melhor de todas as partes;
- Comunicação, Liderança e Empatia lideraram o ranking das competências mais urgentes a desenvolver para os participantes da iniciativa.
O que é o Reskilling e o Upskilling?
Segundo "O Blog do Desenvolvimento Pessoal e Profissional", o Reskilling aplica-se a todos os colaboradores que recebem formação a fim de expandirem e desenvolverem conhecimentos e competências significativamente diferentes das que já possuem enquanto que o Upskilling aplica-se à necessidade dos colaboradores reciclarem e aprimorarem conhecimentos e competências adicionais.
Poderá ouvir a WebTalk em Spotify (link de acesso) ou em Anchor FM (link de acesso).