A pandemia de Covid-19 obrigou a uma adaptação na vida das empresas e dos seus colaboradores. A migração digital foi a tábua de salvação para muitas, não só através do teletrabalho, mas também pela ativação de campanhas de comunicação nas plataformas e redes sociais digitais. No entanto, esta transformação acarretou novos desafios, quer para a gestão das equipas, quer para a comunicação das marcas, dos seus produtos e serviços. Como devemos encarar este desafio? Quais as preocupações primárias a atender quando procuramos estabelecer uma nova forma de funcionamento interno nas empresas? Para nos ajudar a encontrar soluções e estratégias estruturantes, o TECMAIA convidou Isabel Martins, fundadora e Diretora Geral da Essência Completa, licenciada em Jornalismo Internacional, pela Escola Superior de Jornalismo do Porto, para uma conversa, com formato de fórum aberto, que abrange esta temática, mais concretamente nas seguintes questões:
- Formas de manter a motivação das equipas em teletrabalho - os colaboradores enquanto primeiros clientes e embaixadores das marcas;
- A Comunicação Interna enquanto preocupação primordial para a sobrevivência e bom funcionamento das empresas;
- Casos de sucesso na migração digital (Quinta do Soalheiro, Festa do Fumeiro e Festa do Alvarinho);
- A qualidade dos produtos e das marcas como pré-condição para uma comunicação de valor persistente;
- Manual de medidas rápidas a integrar em caso de novo confinamento;
Comunicação Interna - um conceito fundamental para as empresas. O que é e quais são as melhores práticas?
Segundo o blog da rockcontent, a Comunicação Interna é uma área da comunicação integrada que foca as suas ações nos colaboradores de uma empresa. Trata-se da transmissão e do compartilhamento de informações relevantes e estratégicas em um ambiente corporativo. O principal objetivo da comunicação interna é manter os colaboradores alinhados e engajados com os objetivos, causas e discursos da organização. Dessa maneira, são estabelecidas e estimuladas condutas que vão de encontro ao que a empresa prega. Para que isso aconteça, o relacionamento com os profissionais da casa deverá ser transparente, constante, empático e simples.
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