Toda a atividade económica assenta no conceito de mercado, desde o mais rudimentar comércio local até às complexas mega-corporações cujas estruturas se estendem entre vários continentes, num entrelaçado de vastas estruturas organizativas cuja presença difusa e multicanal, envolve e interconecta dezenas de milhares de indivíduos, dando forma àquilo que identificamos por mercados internacionais. São as engrenagens da economia global em que vivemos. Não é por isso surpreendente que, desde a invenção da prensa de Gutenberg em 1450 até à explosão da internet e das redes sociais, a ciência dos mercados, ou marketing, tenha vindo a desenvolver-se profusamente, conquistando um papel indelével nas nossas vidas. Seja enquanto atores ativos, criativos e produtores de bens de consumo, seja apenas como consumidores, todos participamos na economia e, consciente ou subconscientemente, todos dependemos do marketing para comunicar, obter informação e fazer escolhas.
Consequentemente, o marketing interpreta necessidades, perscruta e constrói tendências de consumo e espelha - inclusivé modela - os valores culturais das sociedades. Assim, do ponto de vista do marketeer, como se adapta a ciência do marketing à realidade da crise pandémica que atravessamos? Como devem as empresas gerir e comunicar as marcas, produtos e serviços que providenciam, nestes tempos extraordinários?
Formado pela ESPM de São Paulo em Comunicação Social, Gestão Empresarial e Economia com ênfase no Marketing, Rodrigo Passarelli é especialista em Marketing, consultor e formador, e foi o convidado do TECMAIA para explorar este tema. Nesta conversa revela-nos as estratégias que preconiza, aborda casos concretos do mercado e os conceitos por detrás das decisões tomadas, para o bem ou para o mal. Alguns tópicos foram:
- Onde começar? Acessar danos e fazer releitura do contexto dos mercados em tempos de crise para adaptação da comunicação e estratégia das empresas;
- O papel do marketeer e a aplicação de modelos de gestão de marcas;
- Reconhecimento de oportunidades para criar novas parcerias e explorar novos canais de comunicação, em especial os digitais;
- Comunicar com objetivos pós-crise e o “preço” de não reagir;
- O erro de forçar vendas e o impacto que pode reflectir na reputação e legado das marcas e empresas;
Quais as principais funções do Marketing?
Segundo o blog da Weethub, um empreendedor que não compreende tudo o que o departamento de marketing pode fazer para potencializar os resultados alcançados pela sua empresa dificilmente consegue explorar ao máximo todos os seus benefícios. As ações de marketing podem ser responsáveis por levar a sua marca ao cliente, criar novas oportunidades de venda e construir uma boa reputação no mercado. Também poderá ler este curto mas incisivo artigo da Rockcontent acerca desta matéria.
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