Em plena pandemia de Covid-19, as empresas viram-se obrigadas a repensar e adaptar estratégias para se manterem presentes nos mercados e próximas dos seus clientes. A migração do presencial para o digital foi inevitavelmente a alternativa mais bem sucedida mas será que essa transformação carece por sua vez de uma abordagem estratégica delineada e adequada a cada sector, empresa e produto ou existe uma linha transversal na qual nos podemos apoiar para tomar decisões de futuro, não só a curto, mas também a médio e longo prazo? Uma coisa é certa: o business as usual está fora de hipótese e a fatura de não reagir é ainda maior do que o risco de tomar decisões erradas e ajustar à medida que traçamos novos caminhos.
Nesta conversa com Diogo Pestana Vareta, fundador da Graphitèque - Design de Negócios e Professor de Comunicação e Gestão de Marcas na Escola de Comércio do Porto, quisemos explorar quais são as táticas e respectivos conceitos subjacentes que poderão ajudar as empresas e os seus colaboradores a navegar estes tempos extraordinários.
Alguns dos tópicos abordados foram:
- Superação das expectativas dos clientes (exemplos da Super Bock e da EDP);
- A importância das métricas de análise utilizadas como ferramentas de apoio na implementação de novas estratégias;
- Saber converter a situação pandémica numa oportunidade de conquistar e fortalecer a confiança dos clientes em tempos de incerteza criando uma ligação emocional mais próxima;
- Aproveitar a democratização e o baixo custo da comunicação digital via plataformas sociais para criar campanhas de comunicação e marketing que mantenham a presença da marca nos mercados e junto dos clientes, mesmo sem perspectivas de vendas no imediato, como estratégia de futuras leads;
- Da ideia à estratégia: como a comunicação dentro das empresas pode aumentar o foco de todos os intervenientes através do debate ativo entre a chefia e os colaboradores;
O que são métricas de análise?
Segundo o site da InboundWare, empresa de consultoria em Marketing Digital, métricas de análise são sistemas de medição que quantificam um comportamento, uma tendência ou uma variável de negócio. Permitem avaliar e medir o desempenho de qualquer ação de Marketing efetuada.
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