O TECMAIA é oficialmente a casa do primeiro ATM de Criptomoedas na zona do Grande Porto. Numa parceria com a startup bracarense "Mind The Coin", o Parque de Ciência e Tecnologia da Maia acolhe aquela que é hoje uma das maiores tendências mundiais. Para Fernando Guimarães, um dos fundadores da empresa, "a escolha do TECMAIA para esta instalação foi óbvia devido não só à comunidade do parque, mas também à faceta tecnológica deste e à sua proximidade com o Aeroporto"
Os ATM's da "Mind The Coin" permitem a qualquer pessoa a aquisição instantânea de moedas virtuais, nomeadamente de Bitcoin, Litecoin e Monero, sendo que o terminal refresca, de minuto a minuto, a cotação destas três moedas para que o utilizador tenha sempre as últimas actualizações. A startup esclarece ainda que "a moeda virtual é comprada em plataformas internacionais (exchanges) devidamente legalizadas para operar na União Europeia" e que em todas as transacções "mostrará o recibo no ecrã que poderá fotografar com o seu smartphone ou, opcionalmente, o recibo poderá será enviado por email".
Recorde-se que em Janeiro deste ano, o TECMAIA promoveu uma alargada conferência sobre "Criptomoedas e Blockchain - Perspectivas e Oportunidades" onde juntou várias referências do nosso país nestes conceitos amplamente debatidos na comunidade tecnológica.
O terminal de Criptomoedas da "Mind The Coin" poderá ser encontrado na Galeria Comercial do Edifício TECMAIA.