Um ano depois da implementação, o TECMAIA promoveu, em parceria com a empresa de consultoria CONSECO, uma sessão de esclarecimento sobre "RGPD - O que mudou desde 2018? Balanço e Perspectivas".
Durante uma hora os participantes tiveram a oportunidade de relembrar conceitos e objectivos do RGPD como a harmonização, no espaço da União Europeia, que esta regulamentação veio trazer para o reforço dos direitos dos titulares de dados. A figura do DPO, o Encarregado da Protecção de Dados, também foi analisada tendo em conta a sua pertinência e enquadramento na realidade e cultura do tecido empresarial português. Houve ainda tempo para abordar boas práticas já conhecidas e identificar a autoridade de controlo sobre esta temática que, em Portugal, está a cargo da CPND - Comissão Nacional da Protecção de Dados.
Para Rita Pedro, oradora desta sessão e responsável de Quality Management & Data Protection da CONSECO, "o diagnóstico é fundamental para um plano de implementação adequado" além de que "todas as empresas devem ter em conta as novas exigências no âmbito da protecção de dados, mas isso não tem, nem deve, ser um problema." Remata que "é possível as empresas estarem em conformidade através da optimização de processos numa lógica de melhoria contínua e, também assim, tornando o seu dia-a-dia mais eficiente."