Renato Pita encerrou mais uma época desportiva num evento que juntou patrocinadores, comunicação social, amigos e família ao final da tarde do passado dia 10 de dezembro. A jornalista Inês Gonçalves foi, uma vez mais, a responsável pela moderação do evento, que decorreu nas instalações do TECMAIA – Parque de Ciência e Tecnologia da Maia.
O piloto iniciou o momento com um balanço de um ano de grandes e duros desafios, impostos quer pelos efeitos de uma pandemia, quer, mais tarde, por uma guerra. A resiliência e a dedicação, características do piloto, falaram mais alto e fizeram com que fosse possível atingir os objetivos traçados para uma época, que já se esperava árdua. “Conseguimos fazer uma gestão meticulosa de toda a logística, preparação de provas e material que foi necessário”, desvendou Renato Pita, que confessou nunca ter encontrado dificuldades como as sentidas este ano.
O piloto que conta com quase duas décadas de carreira, perante as adversidades de um contexto de incertezas, voltou a escolher o Campeonato da Madeira de Ralis, de onde trouxe o título de vice-campeão na categoria RC4. Com os objetivos estavam praticamente cumpridos, Renato Pita, regressou ao continente para disputar o Rali Casinos do Algarve, onde venceu a Taca de Portugal de Ralis RC4.
Para 2023, tudo aponta para que o piloto se mantenha no Campeonato da Madeira de Ralis e atendendo ao panorama mundial atual, com o mesmo Peugeot 208 Rally4. “As marcas não garantem a entrega de um novo carro a tempo da primeira prova. A troca de carro, neste momento, é muito arriscada e poderá colocar em causa o início do campeonato”, explicou Renato Pita. Certa está a continuidade com a equipa técnica da Sébastien Loeb Racing com quem já trabalha desde 2021 e que representa uma mais valia para o projeto Renato Pita Motorsport.
Pode escutar os podcasts do TECMAIA em Anchor FM ou Spotify.