Numa contínua aposta de abertura à comunidade e espaço privilegiado para a melhoria das empresas e profissionais, o TECMAIA promoveu mais um momento de descoberta e reflexão sobre conceitos que interessam ao sucesso das organizações. Desta feita, a conferência "Potenciar Resultados - Estratégias e Estímulos para Alcançar Audiências" foi o mote para discutir Estratégia, Comunicação e Neuromarketing.
Diogo Vareta, da Graphithèque - Design de Negócios, segmentou a sua intervenção em quatro áreas: Análise da Empresa; Produtos e Serviços; Audiência e Público-Alvo; Mercado e Concorrência. Em relação a todos eles deixou aos participantes um conjunto alargado de questões que considera fundamentais para a empresa definir de forma segura e realista o seu caminho. Nas palavras do especialista em Estratégia de Negócios, "descobrir uma estratégia de negócio e comunicação é criar uma matriz para sustentar o foco nos objectivos, mobilizar recursos e elevar a marca numa nova posição de mercado."
A introdução do conceito de Neuromarketing ficou a cargo de Julien Diogo, da ICN Agency, que explicou detalhadamente a mais valia, para as empresas, de conhecerem profundamente os gostos dos seus clientes e poderem sempre apresentar-lhes o melhor produto. Nuns exercícios com os participantes, clarificou ainda o Emocional vs o Racional quando, como clientes, escolhemos um produto. Para Julien Diogo não há dúvidas de que "com a aplicação da Neurociência é possível identificar estímulos que geram emoções, comportamentos e decisões no touchpoint do consumo, permitindo assim alcançar uma relação de maior sucesso, com drivers específicos de aplicação - produto, distribuição, comunicação ou preço."