"Qualificar significa cidadania mais exigente, mas ao mesmo tempo mais preparada para sustentar o futuro. Na Maia entendemos que acrescentar valor humano a todas as dimensões da nossa comunidade é a caminho a trilhar para o desenvolvimento", disse à agência Lusa o presidente da Câmara da Maia, António Silva Tiago.
A carta compromisso enumera como objetivos, entre outros, adotar medidas concretas de estímulo e de apoio ao processo de formação e qualificação da população do concelho da Maia e disponibilizar-se para estabelecer parcerias e trabalho colaborativo.
Divulgar atempadamente as iniciativas e ofertas formativas e qualificantes de todas as instituições com oferta formativa da plataforma e proporcionar atempadamente o acesso à informação indispensável ao controlo estatístico e à avaliação prevista no âmbito da plataforma são outros dos compromissos.
"A qualificação das competências de cada um são, ao mesmo tempo, uma poderosa ferramenta de inclusão social do individuo e um fator de desenvolvimento económico pela diferenciação. A valorização da dimensão humana e social das pessoas assenta na sua preparação enquanto indivíduos para os desafios que a vida em geral e a vida em sociedade nos lança quotidianamente", acrescentou António Silva Tiago.
À autarquia maiata juntam-se, no núcleo executivo deste programa que é criado no âmbito da recém-criada rede 'Maia Qualifica', instituições como o Instituto de Emprego e Formação Profissional, Agrupamento de Escolas do Castelo da Maia e Centro de Formação Profissional da Indústria e da Construção Civil e Obras Públicas do Norte (CICCOPN).
Já o núcleo consultivo do programa junta outros três agrupamentos de escolas, nomeadamente o da Maia, o de Pedrouços e o de Águas Santas, bem como a Escola Profissional Novos Horizontes, o Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel (CEPRA), a Inforpreparação - Formação Profissional e Consultadoria, a Federação das Associações de Pais e Encarregados de Educação da Maia (FAPEMAIA), a Associação Empresarial da Maia e a Segurança Social da Maia.