O TECMAIA é, desde este mês, a nova casa da startup portuguesa MindProber, uma plataforma de automação de estudos de neurociência do consumo que em 2017 foi eleita como a mais inovadora a nível mundial nesta área - um prémio que reconheceu a qualidade inovadora e disruptiva da solução apresentada pela MindProber, que se apresenta com uma nova plataforma de media testing em larga escala, combinando medidas fisiológicas e comportamentais. A plataforma, totalmente desenvolvida pela empresa portuguesa ao nível de software e de hardware, permite aos produtores de conteúdo analisarem as reações e emoções dos espectadores segundo-a-segundo e em tempo real a conteúdos media, tais como anúncios publicitários, programas televisivos ou espetáculos em direto.
A startup, liderada por Pedro Almeida, tem neste momento uma equipa de dezasseis pessoas - treze na Maia e três no Reino Unido, estas focadas nas vendas. Nas palavras do CEO da MindProber, "o plano para 2021 passa por crescer a equipa para os vinte e seis colaboradores, entre Portugal e o Reino Unido, com perfis de Data Scientists, Developers e Investigadores de Neurociência e Bioengenharia.