Os centros de serviços partilhados são estruturas com competência para executar funções organizacionais de apoio para as empresas. Através deles, as tarefas operacionais são centralizadas, minimizando custos administrativos e otimizando a capacidade e celeridade na resposta. Possuem ainda a enorme vantagem de o conhecimento poder ser facilmente disseminado, garantindo a aplicação das melhores práticas. Em grande medida, os serviços partilhados especializam-se em funções organizacionais transversais e específicas à maioria das entidades de um dado setor. Geralmente, são funções corporativas, como RH, contabilidade, departamento jurídico, financeiro e tecnologias de informação.
Instalado no TECMAIA há mais de 10 anos e já com cerca de 800 colaboradores, o Global Business Services Porto da Adidas está empenhado na integração total dos serviços partilhados nos recursos internos da empresa, minimizando o modelo de outsourcing, algo que pode gerar excessiva complexidade, dado que cada fornecedor tem diferentes níveis de qualidade, processos e procedimentos de pagamento. Poderá esta estratégia aumentar a capilaridade empresarial e, simultaneamente, garantir a harmonização de processos e a monitorização da qualidade dos mesmos? Que papel ocupa, dentro da gestão do negócio, o profissional de perfil tecnológico nesta transição digital? O nosso convidado desta semana, João Silva Pinto, Adidas TechHUB Leader & Director of SAP Software Engineering, formado em Engenharia Informática pelo ISEP oferece-nos a sua perspectiva neste e noutros assuntos de relevância como por exemplo:
- Os centros de serviços partilhados como epicentros de desenvolvimento tecnológico;
- De que forma a experiência do consumidor vai ser afetada pela transição digital?
- O desafio da cibersegurança;
- O caso de Portugal enquanto país atrativo para as marcas globais através da criação de novos centros de competências;
Portugal e os Centros de Serviços Partilhados
Segundo o site da aicep Portugal Global, CEO’s de todo o mundo escolhem Portugal para instalar Centros de Serviços Partilhados ligando os seus negócios ao mundo. Nesta perspectiva, Portugal tem: capital humano altamente qualificado, com competências linguísticas acima da média, apetência por novas tecnologias e facilidade natural de relacionamento com outras culturas; Localização estratégica, que facilita o acesso a novos mercados já que Portugal é o país da Europa mais próximo da América do Norte e tem apenas três horas de diferença de São Paulo ou Moscovo.
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